Assistência Social às vítimas

Difícil explicar o que leva as meninas a transformar suas vidas em escambo sexual. Tantas coisas são responsáveis por essa amarga empreitada que não cabem na linguagem. Pode-se começar pelo desejo de mudança, a necessidade financeira e a falta de assistência social.

São realidades que nós conhecemos. Vivem ao nosso lado. Mas não enxergamos. A maioria dessas meninas provém de uma família desestruturada, aonde teve que aprender a cuidar de si mesmas sozinhas. Elas podem aguentar este fardo, apesar de tão crianças? Por quanto tempo? Uma hora o torniquete da responsabilidade afrouxa. E sem muita instrução escolhem o caminho mais fácil, porém penoso.

Todas elas, pelo menos na operação Boneca de Pano I, eram meninas da periferia, meninas pobres, que precisavam desse dinheiro porque a maioria sustentava a família"

Dentro delas existe a necessidade de ajudar financeiramente em casa e trazer uma vida melhor para a família. Obrigação e maturidade que uma criança de 13 anos adquire diante da atrocidade da miséria. Junto com a dificuldade financeira e a vontade de mudança, vem a necessidade de se incluir socialmente no universo do consumo.

É um dinheiro fácil, sem dúvida. Mas que permite a elas comprarem o que quiserem e o que precisam. Um celular, alguns acessórios, uma comida decente, coisas que nos dizem "agora você está socialmente existindo". A maioria dos familiares sabem a origem desse dinheiro, não julgam e não falam nada, afinal elas estão ajudando dentro de casa.

Andréia Guirra, investigadora da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e líder da Rede de Frente, afirma que "todas elas, pelo menos na operação Boneca de Pano I, eram meninas da periferia, meninas pobres, que precisavam desse dinheiro porque a maioria sustentava a família".

É um tipo de necessidade que a mãe, mesmo sabendo para onde a filha está indo tarde da noite, releva e finge não ver. É pavoroso afirmar e escutar isso em uma delegacia. Mas pense a que ponto este fenômeno é um sismógrafo das ambíguas condições humanas de nossa sociedade contemporânea. Entre a guerra e a paz, a exploração da vida.


Create your website for free!